Páginas

Seja bem-vindo(a)

Agradecemos sua visita ao nosso espaço.
Aqui tentamos abordar os mais diferentes tipos de assuntos relacionados ao maravilhoso mundo do artesanato.
Caso o assunto procurado não tenha sido encontrado, deixe um comentário para nós que estudaremos o tema para sempre trazer informações importantes.
Você também pode mandar sua sugestão através do martinatoartesanato@gmail.com ou deixar sua pergunta nos comentários. Só não esqueça, nos comentários, de fazer o login para saber quando respondermos a sua pergunta!
Boas artes e inspirações!

Uso do Verniz (qual utilizar)

Depois de uma trabalheira enorme em fazer nossas peças, seja qual for o material e/ou a arte, é muito comum nos depararmos com a cruel dúvida: passar ou não passar verniz?

Pra essa questão eu já respondo bem objetivamente: SIM, passem verniz!

Eu por muito tempo achei que usar verniz deixaria minhas peças de biscuit com um ar "plastificado", tirando certas características que se tornam mais delicadas quando não temos aquele brilho. Em partes uma marca minha, outra parte preconceito meu. De fato, prefiro mesmo não ter brilho nas minhas peças (nada contra quem gosta e faz), até porque se o cliente quiser a peça brilhante eu ainda consigo colocar brilho numa peça fosca, mas o contrário não acontece. No entanto, verniz é sinônimo de proteção à peça...e depois do trabalho todo que tivemos para fazer nossos filhinhos (sim, cada peça é um filho!) vamos deixá-los desprotegidos? Não, né!

O verniz minimiza inclusive parte dos danos causados pelo sol. Eu disse MINIMIZA!! Isso não quer dizer que vamos jogar nossas peças envernizadas ao sol...quer dizer, sim, que o verniz forma uma película protetora como se fosse um protetor solar na pele.

Pois bem, decidimos por fim usar o verniz em nossas peças e descobrimos que a dúvida é bem maior do que "usar ou não usar, eis a questão"... a pergunta correta não é usar verniz ou não, mas QUAL verniz usar.

E eu vim aqui para responder para vocês!

Apesar de parecer tudo a mesma coisa ou com diferenças pequenas, cada verniz tem uma finalidade. Vários podem ser utilizados num mesmo tipo de material, mas o resultado final é diferente... E você, qual resultado quer dar ao seu trabalho? Confira abaixo e escolha...e claro, deixe seu recadinho!



  • Verniz Acrílico - é atóxico (não tóxico) e, por isso, é indicado a pessoas com sensibilidade a produtos de cheiro forte. É um líquido cremoso branco, mas após a secagem fica totalmente transparente. Há opção das versões fosca (sem brilho) ou brilhante. Por ser a base de água, não é indicado que as peças com a aplicação deste verniz fiquem de molho ou mesmo que sejam lavadas. Seguindo esta dica, esse produto pode ser utilizado em madeira, gesso, papel, biscuit, cortiça, guardanapos de découpage (não altera a cor), entre outros. É um dos únicos vernizes que pode ser aplicado em isopor sem que ele derreta. O tempo de secagem é médio.


  • Verniz Cristal - financeiramente é um dos vernizes mais baratos. Tem coloração amarelada (cor de caramelo claro) e, por isso, não deve ser utilizado em peças muito claras a fim de não manchá-la. É de secagem rápida, porém é considerado um produto tóxico e de cheiro forte. É também um dos mais líquidos, o que facilita na aplicação, mas justamente por este motivo é necessário cuidado na quantidade aplicada em peças onde o verniz não possa escorrer. O resultado final é brilhante (por isso o nome cristal). Pode ser utilizado em madeira, biscuit (peças escuras), gesso, cortiça, papéis mais resistentes (não indicado para uso em papéis finos, como seda e carbono). Não é indicado o uso direto em peças trabalhadas com guardanapo de découpage por correr o risco de alterar a cor da peça ou danificar o papel. O tempo de secagem é de rápido a médio.


  • Verniz Fosco - é o verniz utilizado em peças onde se deseja apenas dar proteção, sem brilho. Dependendo do material utilizado, pode dar efeito de jato de areia (por exemplo, se utilizado em vidro). Em outros materiais, é considerado o verniz que consegue manter melhor as características naturais da peça. Também tem cheiro forte e é tóxico. A secagem é rápida.




  • Verniz Geral - é o verniz mais utilizado, já que como o próprio nome diz, pode ser utilizado com quase todos os materiais. O acabamento é brilhante e a secagem é lenta. A vantagem no uso deste verniz é que ele é um dos que proporciona maior proteção à peça, podendo inclusive ser lavada após aplicação e secagem do produto. Também é tóxico e de cor transparente, o que permite a utilização em peças claras, diferente do verniz cristal.




  • Verniz Vitral - é o verniz utilizado na pintura de vidros, pois proporciona brilho semelhante. Com diversas cores ou incolor, o verniz vitral é uma resina de secagem lenta. É o verniz mais utilizado para fins de decoração, mas o uso é restrito, visto que nem todo tipo de papel pode ser utilizado. O verniz vitral fosco imita jato de areia. Os materiais indicados para uso deste verniz são o vidro, biscuit, porcelana, metal, gesso e espelho.





  • Goma Laca - não é considerada um verniz, mas um impermeabilizante. É brilhante (mas não é muito intenso). O uso é indicado para impermeabilizar materiais porosos, como EVA, gesso, papéis, etc. pois não "dissolve" esse tipo de material como muitos vernizes. É muito indicado para uso em peças que se movem, já que não racha. A secagem é de média a lenta. Além de impermeabilizar, a goma laca ajuda na fixação de glitter e purpurina.




Apesar de saber que são muitas informações, acreditem que elas são muito úteis e fazem a diferença no resultado final.
Eu, como comentei anteriormente, gosto de uma imagem mais natural do meu trabalho, sem brilho. Por isso, uso o Verniz Fosco... e agora não abro mão de sempre impermeabilizar as peças! É a velha frase mágica: fazer isso agrega valor ao meu trabalho que já foi feito com tanto carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, para fazer sua pergunta, faça login. Assim, você saberá quando a sua pergunta for respondida!