Estou falando em biscuit, sim! Quem disse que as informações que traz na embalagem da tinta a óleo serve apenas para quem vai pintar um quadro???
Algumas amigas do biscuit já me reclamaram muito sobre as cores ficarem fracas ou mesmo mudarem de cor (tenso!!) e tudo isso porque ignoraram essas informações. Vocês não vão ignorar, né?!
Fique claro que não sou especialista em tinta a óleo, apesar de já ter dito que é a tinta que mais gosto de tingir minha massa de biscuit, mas quero contribuir com o pouco que sei e que acho pertinente ao biscuit.
Observem esta paleta de cores que retirei do site da Gato Preto:
Você sabe o que significa as estrelinhas e os quadradinhos sinalizados em cada uma das cores (essas informações também são encontradas no próprio rótulo da tinta)? Então vamos lá...vou explicar e você verá que isso fará diferença no seu trabalho em biscuit:
Estrelinhas - as estrelas significam o que chamamos de "Permanência" da tinta. Esse índice mede a capacidade da tinta permanecer intacta, ou seja, continuar na mesma cor. A Permanência é medida de acordo com a capacidade que a tinta tem de resistir à exposição à luz. Assim, a tinta que possui 3 estrelinhas tem mais resistência à luz do que a que tem 2 estrelinhas (ou 1). No caso a tinta que possui 1 estrelinha muitas vezes é considerada como uma tinta de baixa qualidade justamente por ter uma propensão maior a ter sua cor alterada diante da exposição à luz.
Quadradinhos - e os quadradinhos que hora aparecem brancos, ou pretos, ou pintados nas duas cores pela transversal? Nada mais é do que a indicação de opacidade e transparência da tinta. Isso quer dizer que o quadradinho branco representa uma tinta que chamamos de translúcida, ou seja, ela não tem o poder de cobertura e tem a função de transparência. Já o quadrado preto significa que a tinta é opaca, ou seja, tem total cobertura. O quadradinho pintado pela metade quer dizer que a tinta é semi-opaca, o que significa que ela não tem total cobertura, mas também não ficará transparente.
Mas afinal, o que isso influencia no meu biscuitzinho, se vou apenas tingí-lo e/ou pintá-lo? TUDO, gatas e gatos...absolutamente TUDO!
Ao usar uma tinta translúcida na massa de biscuit natural, a tendência é que depois de seca a massa fique quase transparente. Da mesma forma, ao usar uma tinta com total cobertura é sinal que não é necessária grandes quantidades para cobri-la totalmente. E por fim, usar uma tinta semi-opaca, a peça ficará com uma leve transparência.
Caso você queira utilizar uma tinta que só tenha o tipo translúcida ou semi-opaca, o indicado é que você use junto a tinta branca (opaca!) no tingimento.
Apenas para deixar claro que as tintas brasileiras tem um bom índice de Permanência e, por isso, não há necessidade de muita preocupação se a cor mudará muito ou não, pelo menos no uso com o biscuit (com relação à pintura de telas já não posso falar nada).
Interessante esse post, né?
Espero que vocês tenham aproveitado e tenham percebido que até a escolha da tinta faz diferença no resultado final do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, para fazer sua pergunta, faça login. Assim, você saberá quando a sua pergunta for respondida!