Para nossas iniciantes, essas dicas serão de grande valia. Não que para as "maduras" na arte não seja, mas provavelmente em algum momento já se depararam com este problema e conseguiram resolver: o uso das tintas vermelha e azul escuro no tingimento da massa de biscuit.
Para quem não sabe, o uso da tinta vermelha e azul escuro (a partir do tom azul-marinho para cima) altera a textura da massa de biscuit. Mas altera como? A massa fica mais mole e, consequentemente, mais difícil de modelar. Em alguns casos, ela chega a grudar na mão e é impossível salvar a massa, mesmo juntando com uma massa mais consistente.
Por isso, gurias e guris, caso precisem usar a massa vermelha, há duas alternativas: massa pronta ou corante Xadrez.
A massa pronta, claro, é só modelar e confeccionar as peças.
Já o corante Xadrez, ele serve para quem não abre mão de tingir a massa manualmente. A vantagem dessa tinta é que ela sai com álcool das mãos (não precisa se matar tentando tirar aquelas manchas que a tinta a óleo deixa). O corante Xadrez é líquido e, por isso, vem com um conta gotas. Vá aplicando aos pouco até atingir o tom desejado, lembrando que a cor sobe de dois a três tons depois que a massa seca.
Para o corante azul, uma dica é importante: tudo o que estou falando é apenas para tons de azul escuros (a partir do azul-marinho até o azul-petróleo, aquele que é quase preto).
Não conheço massa pronta de biscuit azul com tons mais escuros que o azul-marinho. Por isso, indico o corante Xadrez Azul.
Como as cores desse corante líquido não tem tons (o tubinho sempre dirá apenas a cor, como azul, vermelho, amarelo, etc. sem se referir à tonalidade, como azul-marinho, vermelho-grená ou amarelo-ouro), indico que se o azul for o bem escuro, tinja normalmente com esse corante e depois acrescente uma pequena (pequena mesmo) quantidade de tinta a óleo preta e vá dando o tom desejado (lembrando que a massa sobe de dois a três tons depois de seca).
Fora isso, tem outras duas dicas infalíveis: os corantes em pó!
Eles são facilmente encontrados em lojas de artesanato e há várias marcas, sendo as mais conhecidas: Mago, Saramanil, Blue Star, entre outras. Para usá-los, basta acrescentar o pó na massa aberta e sovar até a cor ficar uniforme.
Ah...deve ter ficado uma dúvida: falei tanto que os tons de azul mais escuros alteram a textura da massa de biscuit, mas será que se a massa for tingida de preto (já que também é uma cor escura) isso também acontecerá? Estanhamente NÃO. A massa tingida de preto altera em nada a textura da massa.
Então por enquanto é isso, gurias e guris. Já sabem, né, qualquer dúvida é só deixar o recadinho aí nos comentários!
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, para fazer sua pergunta, faça login. Assim, você saberá quando a sua pergunta for respondida!