Páginas

Seja bem-vindo(a)

Agradecemos sua visita ao nosso espaço.
Aqui tentamos abordar os mais diferentes tipos de assuntos relacionados ao maravilhoso mundo do artesanato.
Caso o assunto procurado não tenha sido encontrado, deixe um comentário para nós que estudaremos o tema para sempre trazer informações importantes.
Você também pode mandar sua sugestão através do martinatoartesanato@gmail.com ou deixar sua pergunta nos comentários. Só não esqueça, nos comentários, de fazer o login para saber quando respondermos a sua pergunta!
Boas artes e inspirações!

Massa de Biscuit/ Porcelana Fria (Dicas)

Estava eu pensando em fazer um post que pudesse ajudar, de fato, o pessoal que está iniciando  na arte do biscuit. Parei para pensar em quais eram as dificuldades que eu tinha quando iniciei...pensei, pensei, pensei e me deparei com um enorme problema: minha memória, kkkk. Vocês vão pensar que sou soberba, mas juro que não. É que conforme vamos nos desenvolvendo em algo ou alguma área acabamos criando outros desafios e as preocupações iniciais já não são mais lembradas. Vocês que já tem certa vivência acho que estão me entendendo, e vocês que estão iniciando entenderão em bem menos tempo que eu precisei para entender essas coisas.
Depois a amnésia saiu de mim e comecei a lembrar de muitas coisas que foram difíceis de aprender ou mesmo ter quem pudesse me orientar (aprendi biscuit na marra e sempre fui meio autodidata com essas coisas de artes) e o óbvio foi lembrado: quem quer fazer biscuit precisa ter massa...mas antes de ter a massa se precisa saber quais ingredientes comprar e quais podem ser substituídos.

Eureka!!!

Primeiramente peguei a minha experiência, mas percebi que precisava fazer vários experimentos para enriquecer este post (fazendo coisas que com certeza vocês gostariam de saber o resultado, mas que não querem arriscar nem dinheiro e nem material com esses experimentos). Pois bem, fiz todos os experimentos que me vieram à cabeça para fazer a massa estragar. E por fim, surgiram dicas que se eu tivesse lido antes de fazer minha primeira massa...ela não teria virado um peso de porta, kkkkk.

Então, pessoal, este post foi feito com muito carinho, mas principalmente esmero para que vocês não gastem dinheiro à toa: antes apenas um gastar para dar a informação a vários, do que vários gastarem para dar informação a um só (nós mesmos), não acham? Aproveitem e compartilhem, mas não esqueçam de dar os créditos, tá?! ;-)

DICAS IMPORTANTÍSSIMAS!!!

Se você está pensando em pular essa página porque viu que o texto é grande, eu digo: é IMPORTANTE. E ainda mais: o tempo gasto aqui vai te economizar tempo, futuramente. E insisto em dizer que também é economia de dinheiro, principalmente em tempos de crise.
Erros cruciais na massa muitas vezes acontecem desde o início...e sabemos que o que começa errado por via de regra termina errado... Então, mais importante do que dar a receita da massa perfeita, preciso dizer a vocês como comprar os ingredientes perfeitos e fazer as devidas substituições.

Então, vamos lá?

  • Cola - com certeza esse é o maior erro e o maior número de perguntas quando resolvemos fazer a massa de biscuit em casa. Pessoal, a cola usada é somente a Cascorez Extra, Cascorez Rótulo Azul, Cascorez Porcelana Fria ou qualquer cola que esteja escrito no rótulo especificando que o uso é para Porcelana Fria/Biscuit. E vocês me perguntarão: o que acontece se eu usar cola escolar comum? E eu vos digo: para fazer este post eu justamente testei o que aconteceria usando a cola comum (sim, eu sempre preferi não arriscar, mas resolvi fazer isso para cortar o caminho de vocês testarem também) e minha massa ficou... um pudim! Talvez um flan, kkkkk...Qualquer coisa, menos uma massa de biscuit. Não chegou nem no ponto de sovar a massa e já tive que colocar tudo fora. Puro desperdício de material e, levando em consideração que a maioria quer uma renda extra com o biscuit, comprem a cola correta que não haverá erro.
Marcas que recomendo: Cascorez Extra, Cascorez (rótulo azul), Cola para Porcelana Fria da PolyFort, Cola para Porcelana Fria da Polycol e FoxCola para Porcelana Fria. Para facilitar coloco algumas imagens abaixo para que possam visualizar como elas são.








  • Vaselina Líquida - sim, pessoal, se for vaselina TEM que ser líquida. Imaginem o dinheiro que coloquei fora testando várias massas, cada uma com um erro para entender exatamente o que acontece. E claro, né, me sinto no direito de pedir que não cometam os mesmos erros que eu (mesmo que os meus tenham sido propositais). A vaselina sólida (que parece uma pasta) é simplesmente impossível de diluir na massa de forma a ficar homogênea. O ponto que ela 'derrete' é quando a massa já está quase pronta e não tem mais como misturar. Resultado: uma massa borrachuda, sem a mínima condição de ser manuseada e ao mesmo tempo com pedaços de gordura (vaselina) em toda ela. Em alguns lugares, a vaselina é conhecida/vendida com o nome de Óleo Mineral, que é a mesma coisa. Para quem não sabe, vaselina líquida é encontrada em farmácias e alguns supermercados (geralmente na parte dos curativos e algodões). Uma alternativa que já usei muito é o óleo vegetal. Isso mesmo: óleo de soja, canola, girassol... esses vendidos em supermercados mesmo. Funcionam da mesma forma!

  • Limão - o limão age como conservante na massa de biscuit e por isso é imprescindível. Alternativa para o suco de limão (já que não pode cair os gominhos e sementes): vinagre. Independe o vinagre, mas já adianto que pelo cheiro ser forte, o 'menos pior' é o de álcool. Se ainda assim preferir usar o limão, o mais indicado é que seja coado para, como eu disse, não cair os gominhos e sementes na massa. Algumas pessoas utilizam formol, mas pessoal, fica o alerta: já é sabido que formol faz muuuito mal à saúde, ainda mais colocando a mão direto nele (sim, quando você for sovar a massa sua mão entrará em contato com formol.




  • Creme para mãos - as informações sobre o creme para mãos que vou dar não é proveniente de perguntas que me fizeram, mas pela minha própria experiência (até o que nos parece óbvio tem que ser dito). Para mim durante muito tempo (e ainda hoje) é uma controvérsia um creme para mãos sem silicone e sem gordura (um creme light, kkkkk), afinal, o creme para mãos é mais consistente e é mais hidratante do que um creme corporal. E aí entendi o cerne da questão: quase todos os cremes para mãos são indicados para fazer massa de biscuit, mas como eu disse QUASE todos, certamente há exceções. E são elas: cremes para peles extremamente ressecadas (mais vale não fazer a massa do que usar esse creme), qualquer creme que conste silicone em sua composição e cremes feitos a base de manteigas (de karitê, por exemplo). Há cremes vendidos em lojas de artesanatos específicos para uso na massa de biscuit. Para quem está iniciando é uma boa ideia, até para saber qual a consistência do creme. Para quem já tem certa prática na confecção da massa e na utilização do creme, às vezes não vale a pena pelo valor (um pote de creme para biscuit às vezes é metade da quantidade de um creme de mãos, mas ao mesmo tempo chega ao dobro do preço...a regra é: PESQUISAR E COMPARAR).
Mais uma dica sobre creme no biscuit é: NUNCA utilize mais do que 1(uma) colher de sopa para sovar a massa. Por quê? Porque senão a massa ficará farelenta e, a peça depois de seca, ficará rachada. No início parece pouco uma colher apenas, mas você verá que usando essa medida a sua massa nunca estragará por conta do creme. Outro motivo para não exagerar no uso do creme é que a massa pode embolorar, anulando o efeito do limão/vinagre.


  • Amido de Milho - mais conhecido como a popular Maizena (eu sei que maisena é com "s", mas a marca é com "z"), o amido de milho serve para dar consistência na massa. Posso substituir por farinha de trigo? NÃO! A farinha de trigo deixa a massa extremamente pesada impossível de ser sovada. Acredito que o trigo tem uma densidade maior do que o amido de milho. Então, não há substituto para o amido de milho. A única substituição que já fiz e ao mesmo tempo não fiz é ter trocado o amido de milho por amido de milho industrial. É melhor? Sinceramente, nunca notei diferença entre o alimentício e o industrial. Então por que usou o industrial? Senti a diferença no meu bolso. O amido de milho industrial, em alguns locais, é muito mais barato do que o alimentício. Há dois anos eu pagava quase R$3,50 por 500g de amido de milho Maizena e, em compensação, R$1,50 por 1kg do industrial. Paguei menos da metade pelo dobro de produto. Ah! Antes que surja dúvida: já testei nos primórdios fécula de batata e...desisti...não ficou ruim o resultado, mas fécula de batata é muito caro em comparação ao amido de milho. Como disse, não ficou ruim o resultado, mas ainda assim, a massa parece ter ficado meio mole. Resumindo; o amido de milho tem a consistência perfeita, seja industrial ou alimentício.


Fora isso, não esqueçam: a vasilha, os medidores e as colheres que forem utilizados para fazer a massa não devem ser utilizados para fazer comida. Nada de dizer que vai lavar bem e tal... Assim como não se deixa utilizar os materiais da cozinha para brincar na terra, também não deve utilizá-los para fazer o biscuit, um material não comestível. ;-)

Muita coisa, né? Mas acredito que vocês não errarão seguindo essas dicas. Das primeiras vezes parecerá complicado, mas com o tempo se tira de letra.

Até o próximo post!!!

4 comentários:

Por favor, para fazer sua pergunta, faça login. Assim, você saberá quando a sua pergunta for respondida!