Páginas

Seja bem-vindo(a)

Agradecemos sua visita ao nosso espaço.
Aqui tentamos abordar os mais diferentes tipos de assuntos relacionados ao maravilhoso mundo do artesanato.
Caso o assunto procurado não tenha sido encontrado, deixe um comentário para nós que estudaremos o tema para sempre trazer informações importantes.
Você também pode mandar sua sugestão através do martinatoartesanato@gmail.com ou deixar sua pergunta nos comentários. Só não esqueça, nos comentários, de fazer o login para saber quando respondermos a sua pergunta!
Boas artes e inspirações!

Dúvidas com a Massa de Biscuit (respostas)

Eis que hoje resolvo trazer mais um assunto que me trouxe muitas dúvidas quando iniciei minha caminhada no biscuit há 8 anos (e de brincadeira alguns amigos já me chamam de "vovó do biscuit", kkkk): as dúvidas no armazenamento ou na confecção da massa de biscuit (para ver a receita de biscuit caseira que nós testamos e aprovamos, clique aqui). Não conheço ninguém que tenha acertado a massa de biscuit desde a primeira vez que fez. Não, isso não é para que você se desmotive e desista antes de começar. Isso quer dizer que eu não tive acesso a tantas dicas em um lugar apenas como estou tentando colocar aqui. E o que considero o mais importante: tudo o que está escrito é comprovado por experiência própria. Por mais que as dicas apresentadas aqui possam ser parecidas com outros sites que fazem compilações, podem ter certeza que tudo descrito abaixo foi testado e aprovado antes de publicado.
Vamos lá?


Minha massa ficou muito mole. O que fazer?
Quando a massa fica muito mole, você tem duas alternativas. A primeira é colocar mais um pouco para cozinhar, caso não tenha sovado ainda (colocado o creme de mãos). A segunda é, se você já sovou/colocou o creme de mãos na massa, misturar com uma massa mais dura, pois juntando as duas a massa fica boa.



Minha massa ficou muito dura. O que fazer?
Como dito acima, caso você esteja com a massa dura é só fazer uma mais mole e misturar as duas até ficar homogêneo. Se a massa estiver muito consistente e não der pra fazer isso, a outra alternativa é, em uma panela com água fervendo, enrolar a massa em um pano de algodão e colocá-la sobre aqueles escorredores de macarrão que ficam embutidos na panela (mas não totalmente dentro dela, pois o biscuit tem que pegar apenas o vapor, e não a água).


Posso usar amaciante de roupas na massa?
Não. E por favor, pessoal, nem tentem. O amaciante deixa a massa muito quebradiça depois de seco, mesmo que facilite na hora da modelagem. Não esqueçam que muito mais do que facilitar o nosso trabalho é ter um resultado final impecável. Afinal de contas, queremos que nosso trabalho seja reconhecido pelo capricho e não pela preguiça, não é mesmo?! Não usem nada além do que consta na receita da massa, pois o que pode parecer bom no início, pode se tornar uma bela dor de cabeça. Se você quiser saber mais sobre o que acontece com o uso errado dos materiais e as substituições que podem ser feitas, clique aqui (explico várias experiências que fiz para testar as dúvidas mais comuns).

Como devo embalar a massa de biscuit para que ela dure mais?
As dicas de conservação do biscuit são bem simples. Para que o biscuit dure basta que você o mantenha longe do ar (já que é o elemento necessário  para que a massa seque). Assim, é importante manter as massas embaladas em sacos plásticos, bem vedadas. Também é importante que cada cor tenha seu saquinho (você também pode embalar em plástico filme). Para ter certeza de que a massa estará bem vedada. além de colocá-las em saquinho é interessante colocar dentro de um pote plástico grande, onde todas as massas tingidas possam ficar juntas. Se você quiser mais dicas de conservação de biscuit clique aqui.


Quanto tempo dura uma massa de biscuit?
Depende. Se ela for feita em casa e não tiver nenhuma coloração nela, por volta de uns 3 meses. Já se ela for feita em casa, mas já estiver tingida, não dura mais que um mês. A massa comprada já tem uma durabilidade maior: a tingida dura por volta de uns 7 ou 8 meses se bem armazenada, e a sem tingimento pode durar até um ano. Já fiz um post que trata justamente deste assunto (para ver é só clicar aqui).


O correto é tingir a massa ou pintá-la depois de pronta? 
Incrível como essa pergunta é comum mas quando eu tive essa dúvida não encontrei ninguém que me respondesse. Também não encontrei ninguém que pudesse me dizer, no caso de poder pintar das duas maneiras, qual seria a mais adequada. Ambas as formas são corretas e são possíveis, mas trazem resultados totalmente diferentes. Quando tingimos a massa é algo bem delimitado (se for um boneco, por exemplo, a calça terá uma cor, a pele outra, o cabelo outra, blusa mais outra, etc.). Já se esculpimos e depois pintamos é como se estivéssemos pintando um quadro em 3D e, por isso, não haverá peças tão delimitadas (por mais que se tente, a cor da calça se misturará com a cor da blusa no encaixe das duas, assim como a cor da peles, cabelos, etc.). A minha opinião é: para peças como topos de bolo (bonecos) prefiro tingir a massa e fazer cada coisa com a sua cor. Já, quando faço potes, gosto de deixar alguns detalhes para serem pintados depois de secos (eu, por exemplo, adoro quando tenho que fazer uvas, modelar a massa natural e depois pintar com as referidas tintas. Na minha opinião dá um efeito mais delicado, bem de pintura de quadro mesmo). Mas você é o artesão e o seu traço e características são muito importantes e próprios. Por isso, o importante não é se você prefere pintar a massa ou a peça, pois ambos são possíveis, mas sim soltar a imaginação e tornar seu trabalho um destaque por ser único (seja pela pintura, pelo traço ou ambos). 


Qual tinta melhor para se usar para tingir a massa: tinta a óleo ou para tecido?
Acho que essa pergunta depende muito do artesão que irá trabalhar com a massa. Eu, particularmente, nunca me acostumei com a tinta para tecido. Na minha opinião ela sempre acaba ficando com pequenos pedacinhos da tinta por toda ela, o que nunca aconteceu comigo usando tinta a óleo. Mas, verdade seja dita, conheço muitos artesãos que adoram usar a tinta para tecido. Outro ponto que me leva a não utilizá-la é que com a tinta a óleo tenho uma noção bem melhor da cor real que ficará a massa depois de seca. Mesmo sabendo da história que a massa escurece até dois tons depois de seca, uma vez fui tingir com tinta para tecido com a tinta vermelha e branca. Eu queria um rosa claro (cor de chiclete) e quando consegui uma cor bem clarinha de rosa achei que estava perfeito. Engano meu! minha massa ficou praticamente vermelha! Fiz outros testes com várias outras cores e sempre acontecia o mesmo: minha massa ficava cheia de pedacinhos de tinta seca e a cor nunca ficava como eu queria. Mas, em compensação, a tinta a óleo é uma verdadeira tristeza quando tem que ser tirada da mão...ela mancha mesmo! Eu lavava com sabonete de mecânico (aqueles sabonetes que parecem pedra-pomes) e muitas vezes nem com isso saía. Já com a tinta para tecido, como ela é lavável, basta lavar com água e sabão. Mas é como eu disse: a escolha da tinta vai de cada artesão. Teste as duas e veja qual você se adapta melhor!

É verdade que tingir a massa de biscuit com tinta a óleo vermelha altera a textura?
Sim. Não sei explicar os reais motivos para isso, mas já notei que a tinta vermelha (qualquer tom) e as tintas azuis (apenas aqueles tons muito escuros, entre o azul-marinho e o azul-petróleo - aquele quase preto) alteram a textura da massa de biscuit. Na verdade, se a massa for utilizada na hora até não há tanta diferença, mas se for deixada para usar depois (mesmo que seja apenas um dia) a massa fica muito mole. A alternativa é comprar a massa já tingida (no caso da vermelha, pois não conheço massa azul a partir do tom marinho tingida) ou usar corantes da marca Xadrez. Esse corante é vendido em ferragens, algumas lojas de artesanato (poucas) e até em supermercados. Basta aplicar algumas gotinhas (ele vem num tubinho parecido com remédio conta-gotas) diretamente na massa e misturar até ficar homogêneo. Caso fique muito claro, acrescente mais tinta, lembrando que após secar a massa subirá dois tons da cor.

Quais marcas de tinta a óleo são indicadas para usar com massa de biscuit?
Todas as marcas que utilizei são boas para usar com massa de biscuit. São elas: Acrilex, Corfix e Gato Preto. Confesso que aqui, em Porto Alegre, a marca Gato Preto não é muito comercializada em tinta a óleo (menos que as outras duas que citei), mas quando tenho a oportunidade de comprar é a marca que dou prioridade. Não sei dar uma explicação técnica, mas a tinta parece que se uniformiza mais rápido deixa o trabalho mais delicado e utilizo menos tinta (talvez por isso deixe o aspecto mais delicado). As outras duas marcas são mais conhecidas aqui e também são muito boas. Se tiver oportunidade, vale a pena utilizar cada uma e ver qual você se adapta mais.


Posso usar caneta hidrográfica (canetinha hidrocor) para fazer detalhes no biscuit?
Eu confesso que não gosto de usar canetinha no biscuit porque ela fica um pouco borrada. Sempre uso caneta permanente (aquelas usadas para escrever em CD). É possível comprar essas canetas com duas pontas, uma fina e outra mais grossa. A ponta mais fina pode ser usada para traços finos, como olhos, sobrancelhas e cílio. Já a ponta mais grossa pode ser usada para detalhes maiores como, por exemplo, os olhos feitos com uma bolinha apenas.


Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário que responderemos pra vc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, para fazer sua pergunta, faça login. Assim, você saberá quando a sua pergunta for respondida!