Páginas

Seja bem-vindo(a)

Agradecemos sua visita ao nosso espaço.
Aqui tentamos abordar os mais diferentes tipos de assuntos relacionados ao maravilhoso mundo do artesanato.
Caso o assunto procurado não tenha sido encontrado, deixe um comentário para nós que estudaremos o tema para sempre trazer informações importantes.
Você também pode mandar sua sugestão através do martinatoartesanato@gmail.com ou deixar sua pergunta nos comentários. Só não esqueça, nos comentários, de fazer o login para saber quando respondermos a sua pergunta!
Boas artes e inspirações!

Massa de Biscuit: Caseira X Industrial

Pessoal, resolvi criar este post para mostrar alguns pontos que me fazem escolher a massa de biscuit pronta (industrial). Não vim aqui dizer que vocês devem utilizar a mesma massa que eu, e nem que vocês não devem fazer a massa em casa. Apenas fiz isso porque muita gente me questiona o motivo para que eu utilize a massa pronta quando por tantos anos fiz apenas a massa caseira.






Tempo de preparo: é indiscutível que a massa pronta não demanda tempo algum de preparo, pois é simplesmente abrir o pacote, sová-la e iniciar o trabalho.








Secagem: esse é mais um ponto que, para mim, é muito importante na hora da escolha. A secagem da massa pronta é mais rápida do que a feita em casa. O tempo de secagem da massa pronta chega a ser 1/3 menor do que a feita em casa. Mas esse é um ponto a se ter mais cuidado  para as pessoas que não embalam a massa durante a confecção de uma peça: com certeza a massa pronta não seria muito indicada nesses casos.





Tingimento: a vantagem da massa pronta neste quesito é que já existe massa pronta colorida, em diversas cores. Claro, cores que são muito específicas (como o tom de pele) eu não utilizo a massa tingida afim de dar um aspecto mais natural à peça. No entanto, se eu quiser fazer várias peças que utilizem a cor preta, não vejo necessidade de manchar minha mão sendo que já existe a mesma coisa que quero pronta. Outra vantagem  é que apesar dos lotes terem pequenas variações de cor, é muito melhor do que se eu tivesse que tingir mais massa exatamente da mesma cor por ter calculado a quantidade errada inicialmente. Dificilmente conseguiria o mesmo tom do "azul royal" que já tinha feito, e por isso acho melhor o uso da massa pronta.



Durabilidade: sabe quando fazemos aquela encomenda e sobra a massa tingida e não sabemos quando utilizaremos aquela cor novamente? O desejo normal de qualquer artesão é de que essa massa dure até acharmos a finalidade dela, não mesmo? E por isso acho a massa pronta mais uma vez vantajosa para mim: a massa tingida já me durou quase 8 meses. A massa pronta sem tingimento já me durou quase um ano. Se compararmos com a massa feita em casa, a tingida não dura mais que umas 5 semanas e sem tingimento dura por volta de 3 ou 4 meses.




Preço: levando em consideração que com um tubo de cola de 1kg (=-R$15,00) e uma embalagem de 1kg de amido de milho (+- R$4,50, do amido industrial) rende duas massas, eu poderia dizer que neste aspecto a massa caseira é mai do que a industrial. Enquanto a caseira sairia cada um por volta de R$10,00, a pronta sai cerca de R$13,00. Mesmo assim, levo em consideração também o alto risco de errar: quando o tempo estava muito seco era certeiro que eu erraria a massa, mesmo cuidando quase com o rosto grudado no microondas. Em tempo de chuva, também, minha massa ficava muito mole e eu "apanhava" para conseguir dar o ponto na massa sem deixá-la passar. São R$3,00 que não considero gastos, mas investidos.


Como falei no início, não estou dizendo que vocês não devem utilizar apenas a massa industrial, até porque os pontos que são desvantagens para mim podem ser vantagens para vocês. E não vou cuspir no prato que comi, gente, já que por muito tempo fiz biscuit com massa caseira. Mas acho interessante colocar o que me levou a escolher a massa de biscuit pronta.

Deixe seu recado acrescentando suas ideias, seja para defender a massa caseira, concordar com o post ou para dar uma terceira opinião: aqui todo mundo tem voz e quero ouvir vocês!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, para fazer sua pergunta, faça login. Assim, você saberá quando a sua pergunta for respondida!